Novas parcerias para impulsionar a formação empreendedora

Reconquista3

O Instituto JCA é uma das organizações selecionadas pelo (Re) Conquista, programa correalizado pelo Stone Impacta, braço de desenvolvimento social da Stone, e Banco da Providência, com o apoio do Instituto Phi. O objetivo do programa é capacitar 20 organizações não governamentais de todo o país para combater a pobreza e promover inclusão social e produtiva para populações em situação de vulnerabilidade social por meio do empreendedorismo. “Estamos muito animados e confiantes. Certamente, a construção da colaboração proporcionará inovação em nossas ações e ampliará as oportunidades de inclusão social, em especial na geração de trabalho e renda”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.

Enquanto a seleção das ONGs contou com o apoio do Instituto Phi, que fez uma curadoria nacional de organizações que têm o perfil certo, a capacitação será feita pelo Banco da Providência ao longo de um mês e meio, via plataforma de ensino a distância (EAD). “O Instituto Phi já fez a seleção das ONGs, que terão a missão de replicar a formação nas comunidades, e fará também o monitoramento do projeto, da capacitação dos multiplicadores até a certificação dos microempreendedores locais”, explica Luiza Serpa, fundadora e diretora do Instituto Phi. Dois analistas serão capacitados para replicar a premiada Metodologia das 3 fases, que contempla o desenvolvimento humano, a capacitação técnica profissionalizante e as habilidades empreendedoras. Uma vez formados como multiplicadores, os dois profissionais estarão aptos para replicar a metodologia em uma turma piloto de 25 microempreendedores que atuam nos bairros próximos do IJCA. 

“Para contribuir na redução das desigualdades sociais a Metodologia das 3 Fases adota como princípios a Defesa de Direitos,  pautada no Artigo 6º da  Constituição Federal; o  Desenvolvimento Humano, entendido como “o processo de ampliação das capacidades das pessoas, de suas competências e do fortalecimento de suas habilidades; Princípios e Pilares para a Educação para o Século XXI; Cultura da Paz, ambos inspirados na UNESCO e; Terapia Comunitária para desenvolver esperança, fé e atitudes no caminho da superação”, explica Clarice Linhares, superintende do Banco da Providência. 

 Viabilizado pelo Stone Impacta, cada uma das organizações selecionadas no (Re)Conquista receberá R$11.500,00 mil para custear as formações e os kit “semente”, com ferramentas de trabalho ligadas à área de atuação, que serão distribuídos aos participantes.  

O IJCA ofertará capacitação profissional na área de elétrica automotiva para microempreendedores individuais a partir de 18 anos, com escolaridade mínima do 4º ano fundamental e moradores do entorno. A sede está estabelecida às margens da RJ-104 e sua circunvizinhança é definida pela microrregião 8 de Niterói, composta pelos bairros Baldeador, Caramujo, Santa Bárbara e Viçoso Jardim e fronteira com o município de São Gonçalo. “É uma região com alta vulnerabilidade social e a formação dará a jovens e adultos melhores condições de encontrar uma colocação no mundo do trabalho ou criar seu próprio negócio, proporcionando, assim, a geração de renda para sua família e para a economia local”, afirma Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA.

Clara Mazzarella, líder do Stone Impacta, reforça que a geração de valor compartilhado vai muito além de fomentar o ecossistema empreendedor. “O empreendedorismo na base da pirâmide é uma importante via de mobilidade social e potencializar esses microempreendedores impacta não só o núcleo familiar, mas toda a comunidade, gerando uma espiral positiva de impacto”, explica.

No Brasil, onde as desigualdades se configuram de diferentes formas, parcerias como essa entre o terceiro setor, à iniciativa privada e à sociedade civil são essenciais para contribuir com a transformação social do país. O (Re) Conquista, por exemplo, reúne a expertise e a solidez metodológica de quem atua na ponta e a escalabilidade e o saber prático do setor privado. A expectativa é formar mais de 400 microempreendedores em 2021.

Compartilhe

Posts Relacionados

Oficina do Ensino 2024.2: Confira o resultado da 1ª etapa do processo seletivo de cursos livres

Confira o resultado da primeira etapa do processo seletivos para os cursos livres em Auxiliar de Mecânica a Diesel e...

Instituto JCA no Programa Globo Comunidade

No ano em que celebra 20 anos de existência, o Instituto JCA foi pauta do Globo Comunidade, da TV Globo,...

Inscrições abertas para cursos livres remotos - ensino à distância do Programa Oficina do Ensino

Estão abertas até 21 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres remotos...