Parcerias e conexões em prol da educação pública

O Instituto JCA acredita nas parcerias para ampliar o impacto das ações nos territórios. Nos últimos anos, tem realizado conexões com poder público, empresas e organizações do terceiro setor para alavancar iniciativas que ampliem oportunidades de formação e trabalho para a juventude.

Este ano, o IJCA é uma das organizações que integram o projeto “Experiências em rede – Niterói, construindo uma cidade educadora”, que tem o apoio do Itaú Social. O objetivo é apoiar a construção e implementação de ações colaborativas entre Organizações da Sociedade Civil (OSC) de um mesmo município para minimizar os impactos da pandemia na educação de crianças e adolescentes. Entre as organizações participantes, estão a Bem TV, Fenase, Asas pra Voar, Rede Quimera e Projeto Sempre Criança. Para iniciar a abertura de diálogo, um formulário foi disponibilizado para que organizações que atuam com crianças e jovens na cidade fizessem um cadastro inicial.

“Acreditamos no diálogo, na colaboração e na construção coletiva. Nesse contexto pandêmico, atuar desta forma se torna fundamental para alcançarmos resultados em um contexto tão desafiador. Estar próximas de organizações que atuam com propósitos comuns certamente nos impulsiona e potencializa as ações de todos”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA. 

Pacto pela Educação

O Instituto JCA também foi uma das organizações sociais de Niterói que participou do lançamento do Pacto Niterói pela Educação e Programa Cidade Educadora, que aconteceu no dia 29 de setembro. Os dois programas são iniciativas do poder público e têm como foco mobilizar a sociedade civil, governo e organizações sociais para juntos, somar esforços em prol do conhecimento, ampliação de oportunidades e combate aos efeitos da pandemia sobre os estudantes mais vulneráveis. O pacto conta com eixos de reforço escolar, atividades culturais e esportivas, além do desenvolvimento de projetos de incentivo à Educação.

A Coordenadora Executiva, Maysa Gil, esteve presente no evento ao lado de Kaiky Nascimento, que foi aluno da Rede Municipal de Niterói, passou pelo Instituto JCA e hoje cursa o ensino médio técnico em Administração no IFRJ, campus Niterói. “O fortalecimento da educação pública é um ato de coragem e um ato que vai ser fundamental, que pode não trazer frutos hoje, mas sem dúvida vai formar cidadãos daqui a cinco, dez, vinte anos,” afirmou Kaiky durante a cerimônia, sendo muito aplaudido pelos presentes.

Compartilhe

Posts Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Fortalecendo Trajetórias 2024

Estão abertas de 01 a 21 de abril as inscrições para a 1ª fase do Programa Fortalecendo Trajetórias. Ao todo,...

Fortalecendo Trajetórias: ampliando possibilidades de escolhas

Em 2024, o Fortalecendo Trajetórias tem o maior número de ingressantes  desde a sua criação. Sophia Sousa, 14 anos, é...

Rumo a Brasília

Ansiosa, feliz, grata. É com um misto de sentimentos e expectativas que Maria Eduarda Silva, 14 anos, se prepara para...