Parcerias e conexões em prol da educação pública

241104170_111390421270087_7451439673048482514_n

O Instituto JCA acredita nas parcerias para ampliar o impacto das ações nos territórios. Nos últimos anos, tem realizado conexões com poder público, empresas e organizações do terceiro setor para alavancar iniciativas que ampliem oportunidades de formação e trabalho para a juventude.

Este ano, o IJCA é uma das organizações que integram o projeto “Experiências em rede – Niterói, construindo uma cidade educadora”, que tem o apoio do Itaú Social. O objetivo é apoiar a construção e implementação de ações colaborativas entre Organizações da Sociedade Civil (OSC) de um mesmo município para minimizar os impactos da pandemia na educação de crianças e adolescentes. Entre as organizações participantes, estão a Bem TV, Fenase, Asas pra Voar, Rede Quimera e Projeto Sempre Criança. Para iniciar a abertura de diálogo, um formulário foi disponibilizado para que organizações que atuam com crianças e jovens na cidade fizessem um cadastro inicial.

“Acreditamos no diálogo, na colaboração e na construção coletiva. Nesse contexto pandêmico, atuar desta forma se torna fundamental para alcançarmos resultados em um contexto tão desafiador. Estar próximas de organizações que atuam com propósitos comuns certamente nos impulsiona e potencializa as ações de todos”, afirma Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA. 

Pacto pela Educação

O Instituto JCA também foi uma das organizações sociais de Niterói que participou do lançamento do Pacto Niterói pela Educação e Programa Cidade Educadora, que aconteceu no dia 29 de setembro. Os dois programas são iniciativas do poder público e têm como foco mobilizar a sociedade civil, governo e organizações sociais para juntos, somar esforços em prol do conhecimento, ampliação de oportunidades e combate aos efeitos da pandemia sobre os estudantes mais vulneráveis. O pacto conta com eixos de reforço escolar, atividades culturais e esportivas, além do desenvolvimento de projetos de incentivo à Educação.

A Coordenadora Executiva, Maysa Gil, esteve presente no evento ao lado de Kaiky Nascimento, que foi aluno da Rede Municipal de Niterói, passou pelo Instituto JCA e hoje cursa o ensino médio técnico em Administração no IFRJ, campus Niterói. “O fortalecimento da educação pública é um ato de coragem e um ato que vai ser fundamental, que pode não trazer frutos hoje, mas sem dúvida vai formar cidadãos daqui a cinco, dez, vinte anos,” afirmou Kaiky durante a cerimônia, sendo muito aplaudido pelos presentes.

Compartilhe

Posts Relacionados

Oficina do Ensino 2024.2: Confira o resultado da 1ª etapa do processo seletivo de cursos livres

Confira o resultado da primeira etapa do processo seletivos para os cursos livres em Auxiliar de Mecânica a Diesel e...

Instituto JCA no Programa Globo Comunidade

No ano em que celebra 20 anos de existência, o Instituto JCA foi pauta do Globo Comunidade, da TV Globo,...

Inscrições abertas para cursos livres remotos - ensino à distância do Programa Oficina do Ensino

Estão abertas até 21 de junho, ou até atingirem o número máximo de inscritos, as inscrições para cursos livres remotos...